domingo, 4 de setembro de 2011

Lembrança da formatura de Gastronomia - Pimenta Porta recado Chef

Destacando as características do formando: olhos azuis e cabelos castanhos

A pimenta é um símbolo da gastronomia mundial e apresenta-se em uma vasta variedade de formas, cores e sabores. É considerada a rainha das especiarias e é utilizada para ressaltar o sabor natural dos alimentos ou dar um sabor picante aos mesmos.Ela é encontrada em diversos lugares do mundo, e muito utilizada pela culinária mexicana, brasileira, peruana, indiana, etc.Pode ser consumida de diversas formas, em pó, conserva, molho, geléia ou inteira. O sabor picante das pimentas é atribuído a uma substância denominada capsaicina.
Estudos mostram que esta substância atua no alívio de dores de cabeça, controle da glicose e melhora da capacidade respiratória. Ela ainda ajuda a utilizar lipídios para produzir energia, o que gera redução de gordura corporal.
As pimentas são ricas em vitaminas (B1, B2, B3, betacaroteno – formador da vitamina A, vitamina C e E, ácido fólico), minerais (potássio, cálcio, ferro) e fibras. OBS.: Esses valores podem variar conforme a qualidade da pimenta e são valores de pimentas in natura. Conservada com óleo ou afins são ricas em calorias e há perda de nutrientes.
O segredo da pimenta está em utilizá-la de forma moderada e equilibrada, assim como qualquer outro alimento se consumido em exagero o resultado será negativo.
Fontes:
-http://apoenamendonca.blogspot.com/2011/02/apimentando-um-pouco.html
-http://gastromaniacoo.blogspot.com/2011/02/pimenta.html

Plante pimenta em casa : http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas
/A37pimentas1.htm
Receitas com pimenta : http://www.moo.pt/receitas/tag/pimenta/