sábado, 6 de março de 2010

Guardanapos especiais de papel, com toque de luz









História do Guardanapo
Nos dias atuais, o guardanapo tornou-se um componente obrigatório em todas as mesas. Mas, talvez a maioria das pessoas não tenha idéia que o guardanapo surgiu na Idade Média para suprir um hábito considerado bastante estranho e inusitado para nós nos dias de hoje. Antes do guardanapo, cachorros e coelhos eram usados na limpeza das mãos dos comensais. É por isso, muito provavelmente, que tantas cenas medievais dos primeiros anos da Renascença, mostram cães em volta de mesas de banquetes. Não existe informação precisa sobre as origens do guardanapo, mas o Codice Romanov, livro de anotações culinárias atribuídas a Leonardo da Vinci (1452-1519), traz uma indicação de que esta peça pode ter sido mais uma de suas criações geniais. Teria havido uma ocasião em que fora dado um jantar e o guardanapo estava sobre a mesa, mas nenhum dos convidados usou-o de maneira coerente: fizeram de tudo com ele, menos usá-lo para seu devido fim. Leonardo ficou desgostoso e abandonou essa "invenção". Há registros de que na Idade Média nos banquetes limpavam as mãos na toalha e nas roupas. Há relatos de que no século XIII pedaços de pano ficavam suspensos nas paredes dos salões de refeições com esse fim. Somente no Renascimento (século XVI), na Itália o guardanapo passou a ser usado individualmente. No início, seu uso era artístico, como no Origami japonês. Nesse mesmo século o embaixador britânico na França usava um guardanapo sobre o ombro esquerdo, como os "maîtres" de hoje. O uso como babadouro, ao pescoço, iniciou na corte de Henrique III de França por volta de 1580. Na prática, o primeiro registro de uso de um guardanapo deu-se no dia 9 de julho de 1887, por John Dickinson, nos Estados Unidos.
O uso do guardanapo foi finalmente democratizado com o lançamento do guardanapo descartável a partir da década de 70, pois com as mulheres abrindo mão de tarefas domésticas para trabalhar fora, toda inovação que trouxesse facilidades era rapidamente incorporada no cotidiano das famílias.
A Relevo, desde 1984, fabricam uma completa linha de produtos com alto grau de qualidade que irão garantir total sucesso na decoração das mesas em qualquer comemoração ou mesmo no dia-a-dia quando a beleza da mesa é um tributo a arte de bem servir. Com os produtos Relevo, pode-se conferir a grande evolução pela qual passou o simples hábito de fazer as refeições. Experimente você também e faça sucesso!

Etimologia: A palavra vem do francês gardenappe, que era um tecido utilizado debaixo do prato para proteger (garder) a toalha (nappe).


Guardanapos Personalizados e Decorados

Clique na foto para ampliar

Nascimento do garoto







Caixa para as lembrancinhas do bebê